evitar disrupções

À medida que as nações se adaptam ao novo normal e iniciam uma retomada geral das atividades, vários países como Israel, Hong Kong, Victoria (Austrália), etc. experimentaram um ressurgimento de casos COVID-19. Além de colocar em risco a saúde pública, essas novas ondas de infecções podem, mais uma vez, ter profundas implicações sobre a cadeia de abastecimento global.

Relembrando o surto inicial sem precedentes do vírus, as empresas em todo o mundo ficaram terrivelmente desprotegidas e muitas sofreram as repercussões das disrupções da cadeia de suprimentos. Na verdade, 94% das empresas Fortune 1000 estão enfrentando choques na cadeia de suprimentos devido ao COVID-19. Uma vez mordidas, duas vezes temerosas − as empresas agora devem ser obrigadas a tomar precauções e evitar quaisquer efeitos indiretos potenciais que ameacem a estabilidade de suas redes de abastecimento. Veja como.

1) Armazenar estoque

Recomenda-se que as empresas mantenham um estoque de matérias-primas, componentes críticos e/ou produtos acabados maior do que o operacionalmente necessário para fornecer uma proteção contra possíveis disrupções. Um equilíbrio entre o tamanho do estoque e a frequência e duração dos eventos previstos deve ser preservado com cautela. Um evento frequente com curta duração, como por exemplo uma falha de máquina, pode ser facilmente gerenciado armazenando um nível ligeiramente mais alto de estoque, mas neutralizar os efeitos de eventos do tipo cisne negro como o COVID-19, que tem uma longa duração, pode ser exigente, dados os custos de armazenamento de altos níveis de estoque.

evitar disrupções

2. Diversificar a base de abastecimento

Devido a questões de propriedade intelectual e a processos de produção complexos, ou a uma tentativa de reduzir os custos unitários, as empresas podem às vezes tornar-se dependentes de um único fornecedor, ou local, para obter produtos específicos. Com uma base de fornecimento restrita, muitas empresas ficam com planos de contingência limitados para lidar com distúrbios da cadeia de suprimentos. Como tal, dividir as atividades de fornecimento entre empresas e geografias serve para proteger uma empresa contra disrupções no fornecimento de um único fornecedor.

As empresas podem se adaptar mais facilmente às mudanças nas condições e aumentar o volume adquirido de um fornecedor possivelmente não afetado. Embora as economias de escala possam ser comprometidas, uma base de fornecimento diversificada, que inclui o desenvolvimento de fornecedores de backup, pode emprestar às empresas maior flexibilidade para combater circunstâncias imprevistas e reduzir consideravelmente a exposição delas ao risco.

evitar disrupções

3. Automatizar e digitalizar a cadeia de suprimentos

Para realmente fortalecer a cadeia de suprimentos central e obter resiliência de negócios contra disrupções da cadeia de suprimentos, a digitalização e a automação são essenciais. A análise de big data pode ajudar as empresas a criar estratégias e otimizar seu processo de seleção de fornecedores. A computação na nuvem está cada vez mais sendo usada para facilitar e gerenciar relacionamentos com fornecedores, enquanto que a robótica e a Internet das Coisas podem aumentar substancialmente os processos de logística e envio.

A visibilidade de ponta a ponta sobre a cadeia de suprimentos também pode ser obtida e isso é extremamente benéfico para ajudar as empresas a planejarem com antecedência, para melhorar a tomada de decisão e a obter execuções mais rápidas. Além disso, à luz do COVID-19, questões como escassez de mão de obra e segurança dos funcionários tornaram-se mais pronunciadas. Esses riscos podem ser neutralizados com o auxílio de robôs, que podem funcionar de forma independente, sem intervenção humana, com altos níveis de eficiência.

evitar disrupções

Conclusão

Para encerrar, o COVID-19 desencadeou uma crise global da cadeia de suprimentos em todo o mundo e isso serve ainda para destacar a importância da gestão de risco no mercado contemporâneo global. A Geek+, representada no Brasil com exclusividade pela GTP Automation, reconhece a importância da digitalização da cadeia de suprimentos na construção de vantagem competitiva sustentável e habilmente desenvolveu uma série de softwares e robôs que incorporam inteligência artificial e algoritmos robustos para impulsionar as capacidades da sua cadeia de suprimentos. Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com nossos consultores hoje mesmo!

Fonte: Geek+