A Federação Internacional de Robótica (Internatonal Federation of Robotics, ou IFR) informou que os robôs industriais atingiram um valor de vendas globais anuais de US$ 16,5 bilhões em 2018, e os números de vendas continuarão subindo até 2022. Em uma variedade de indústrias e uma miríade de casos de uso, os robôs têm comprovadamente transformando produtividade e eficiência para melhor, gerando produção mais rápida, maior qualidade e maior flexibilidade em praticamente todos os processos de produção. Portanto, não é surpresa que um número cada vez maior de organizações tenha tomado a decisão de investir em automação a cada ano.

Está a sua organização considerando investir em robótica de armazéns? Além dos benefícios amplamente conhecidos de aumento de produtividade e qualidade, aqui estão quatro benefícios menos conhecidos dos robôs de armazéns que contribuem para o sucesso do investimento.

1) Melhores condições de trabalho para seus funcionários

A introdução de robôs em seus processos de fabricação e produção pode melhorar as condições de trabalho de sua equipe. Os trabalhadores do armazém podem contar com robôs para lidar com cargas pesadas e enviar robôs para trabalhar em ambientes que são relativamente mais perigosos ou precários. Isso reduz muito o risco de acidentes graves que podem afetar a saúde e a segurança dos seus colaboradores.

Além disso, ao ensinar sua equipe a operar os mais recentes sistemas e softwares de robótica, você estará aprimorando as habilidades de seus colaboradores com valiosas capacidades de programação que são exigidas na indústria.

Com o tempo liberado em virtude de menos tarefas manuais e repetitivas, sua equipe poderá realizar um trabalho de valor agregado que gera um impacto mais forte sobre seus negócios. Em suma, investir em robôs se traduz em investir em sua força de trabalho.

2) Permitir rastreabilidade num mundo orientado por dados

À medida que a Indústria 4.0 continua a se desenvolver, as organizações em todo o mundo estão começando a reconhecer e defender a importância dos dados e os insights que esses dados podem trazer. Isso levou a uma ênfase em métricas e rastreamento em todas as partes da cadeia de valor de uma indústria. Com os robôs, o registro e a análise das métricas se torna uma tarefa muito mais fácil.

Por exemplo, os clientes podem solicitar um relatório consistente de inspeções de produtos. Para trabalhadores humanos, pode ser difícil confirmar o que eles estão fazendo em um determinado momento, e relatar os dados pode ser uma tarefa tediosa e demorada.

Uma empresa terá, ao digitalizar esses processos com robôs, mais controle, rastreabilidade e previsibilidade. Os dados são uma mercadoria preciosa no ambiente operacional de hoje, e seu investimento em robôs desbloqueia seu acesso a dados consistentes e precisos.

3) Permitir flexibilidade na incerteza

O ano de 2020 e seus eventos lembraram às organizações que elas estão operando em um ambiente volátil e incerto. A pandemia deixou as empresas lutando para responder aos choques oscilantes de oferta e demanda na cadeia de abastecimento global. Nesse ambiente volátil, é fundamental que as empresas possam ser flexíveis e responder a mudanças repentinas de forma rápida e decisiva.

Para negócios de manufatura e produção, os robôs poderão adicionar a flexibilidade necessária à linha de produção. Depois de programados, eles podem alternar facilmente entre os processos, ajudando as empresas a atender às mudanças na demanda dos clientes com o mínimo de esforço. Os robôs também podem ser adicionados ou removidos rapidamente das linhas de produção quando isto for necessário. Essa capacidade de atender às demandas dos consumidores em constante mudança e responder rapidamente a crises ou oportunidades será uma vantagem competitiva crucial para o avanço das empresas.

4) Rápidos retornos num período de baixo ROI

Em qualquer investimento, as empresas estão ansiosas para saber quanto tempo levará antes que um investimento recupere seu custo inicial e comece a gerar lucro para elas. No caso de robôs de armazéns, o período de retorno do ROI é atraentemente baixo, estimado em cerca de 2 anos como regra geral. Na Geek+, o período de retorno do ROI foi de apenas 1 ano para seus clientes em uma variedade de setores (em breve disponibilizaremos alguns estudos de casos para conhecimento).

Evidentemente, as razões para investir em robótica de armazéns vão além de melhorias de produtividade e qualidade. As empresas poderão ter a certeza de que seu investimento em robôs colherá uma infinidade de benefícios para seus negócios, seu pessoal e seus clientes.

A GTP Automation é representante exclusiva da Geek+ no Brasil. Clique aqui para conhecer as nossas soluções de robôs inteligentes.

Fonte: Geek+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *