G2P

O primeiro mergulho no mundo da robótica e automação pode ser opressor, pois há uma tonelada de abreviaturas e palavras-chave específicas da indústria para absorver. Na verdade, apenas no domínio Goods to Person (G2P), há uma série de jargões potencialmente incompreensíveis que buscaremos decodificar e esclarecer no artigo de hoje.

ASRS

Automated Storage and Retrieval Systems (ASRSs) são soluções de alto desempenho que utilizam alguma forma de transporte, ou robôs, para armazenar e recuperar mercadorias para fins de armazenamento ou distribuição. Esses sistemas consistem de uma variedade de sistemas para colocar em e recuperar automaticamente cargas de locais de armazenamento definidos, e são mais bem empregados quando nenhuma etapa de processamento de pedido ou valor agregado for necessária.

Os ASRS são ideais para movimentar grandes volumes de mercadorias dentro e fora do armazém com rapidez e precisão, sendo especialmente pertinentes quando o espaço de armazenamento for limitado. Para apoiar as operações de "Bens para Pessoa" (Goods-to- Person, ou G2P), os ASRS vêm em uma variedade de tamanhos para permitir o armazenamento e recuperação de uma ampla variedade de itens, por exemplo, recipientes, caixas, paletes, gaiolas e outras cargas úteis pesadas.

Algumas dessas soluções podem realizar até 1.400 apresentações de caixas por hora e são usadas em uma ampla variedade de setores da indústria. A maioria dos fornecedores de ASRSs está bem estabelecida, opera internacionalmente e frequentemente também fornece soluções de automação completas, como integradores de sistema.

cASRS

Os Cube Automated Storage and Retrieval Systems (cASRSs) são sistemas híbridos mais sofisticados do que os ASRS. Os cASRSs podem variar em processos internos, mas são em geral colmeias de armazenamento onde os robôs se movem para armazenar e recuperar caixas para entrega em uma estação de coleta/colocação. Uma proposição de venda única chave frequente é a alta densidade de armazenamento do sistema, que é um elemento muito procurado em ambientes urbanos, uma vez que o espaço é um fator limitante.

Transportadores AMR

Os Autonomous Mobile Robots (AMRs) operam em uma área enjaulada, e apenas pessoal autorizado é permitido dentro deste espaço restrito. A função fundamental de um AMR é trazer uma carga útil, por exemplo, um palete, do local de armazenamento para uma estação de separação e levá-la de volta ao armazenamento.

A Geek+ lançou recentemente uma nova adição à sua família RoboShuttle – o AMR C200M. O que é especial sobre o C200M é que ele é o primeiro robô de profundidade estendida G2P com a capacidade de armazenamento de camada única mais forte até hoje. O robô é projetado para selecionar e operar em corredores estreitos, atingir novas alturas e, assim, aumentar a capacidade de armazenamento em 2,5 vezes.

Isso é especialmente pertinente, uma vez que os custos de aluguel de depósitos estão aumentando e representam mais de 40% dos custos operacionais globais. No geral, o C200M ajudará as empresas a realizar atualizações flexíveis e inteligentes, ao mesmo tempo em que impulsionará o crescimento no longo prazo.

PA-AMR

Os Picking Assist Autonomous Mobile Robots (PA-AMRs) são uma categoria de AMRs projetada especificamente para o transporte de caixas ou lixeiras para atendimento de pedidos. Esses robôs colaborativos funcionam na mesma área que os operadores humanos e podem ser considerados carrinhos de coleta inteligentes, uma vez que sua função principal é navegar de forma autônoma e se mover para escolher os locais e então esperar que um ser humano escolha um item. Novos aplicativos para PA-AMRs poderão surgir com o aumento do uso.

Os benefícios dos PA-AMRs são abundantes: eles são capazes de otimizar a operação do armazém, responder ao crescimento do volume do comércio eletrônico e aos picos sazonais, mantendo os custos de mão de obra sob controle. Mais importante ainda, os PA-AMRs eliminam a manutenção cara de infraestrutura fixa, como correias transportadoras, e, por sua vez, oferecem flexibilidade, uma vez que o número de PA-AMRs pode ser aumentado ou reduzido, dependendo das necessidades do negócio. Por último, esses robôs inteligentes são fáceis de usar e podem ser facilmente integrados em praticamente qualquer ambiente do armazém. No geral, tem sido demonstrado que os PA-AMRs aumentam significativamente a velocidade de atendimento e eficiência, sem interrupção ou reconfiguração do armazém.

Para encerrar, enquanto as cadeias de suprimentos lutam com o aumento dos custos de mão de obra e a escalada da escassez de mão de obra, o G2P provou seu valor e derrubou o modelo tradicional de pessoa para mercadorias. Evidentemente, há uma abundância de soluções tipo G2P, mas é crucial selecionar aquela que melhor se adaptar às necessidades do seu negócio, a fim de impulsionar a produtividade máxima e garantir um ciclo de investimento mais curto. Se você tiver alguma dúvida, acesse as nossas soluções da Geek+ para saber mais, ou agende uma conversa com um de nossos consultores ainda hoje!

Fonte: Geek+