Automação Parte 3: resolva as preocupações dos funcionários

O mercado global de automação de armazéns está projetado para crescer exponencialmente nos próximos anos – um impacto profundo sobre os milhões de trabalhadores de armazéns de todo o mundo é iminente. Quais são os sentimentos das principais partes interessadas do setor, relacionada a essa iminente revolução nos armazéns?

Preocupações dos funcionários

Uma das principais preocupações levantadas por 42% dos entrevistados por uma análise da Harvard Business Review (HBR) é o medo do desemprego, pois é altamente palpável a possibilidade de trabalhadores de armazéns serem deslocados por robôs, que prometem maior produtividade.

Com a interminável pandemia do COVID-19, a preocupação dos trabalhadores de perder seus meios de subsistência foi ampliada. A segunda preocupação mais comum compartilhada é o medo de que recursos inadequados de treinamento reduzam a capacidade dos trabalhadores de ter sucesso em um novo local de trabalho digital. A composição demográfica de algumas forças de trabalho consiste de pessoas mais velhas e é necessário um processo de ajuste para que aprendam a operar novas ferramentas e equipamentos inteligentes.

Finalmente, as pessoas também estão preocupadas com o fato das ferramentas automatizadas poderem não serem totalmente confiáveis – no caso de quebrarem, os trabalhadores não têm certeza de como resolver o problema e, consequentemente, isto pode prejudicar a eficiência do trabalho.

Automação Parte 3: resolva as preocupações dos funcionários

Embora as preocupações acima mencionadas sejam válidas, a automação dos armazéns também é uma fonte de otimismo, sendo também muito importantes para operações aprimoradas.

Os benefícios da automação dos armazéns

Maior segurança

Automação Parte 3: resolva as preocupações dos funcionários

Cheios de máquinas e cargas pesadas, os armazéns poderão ser ambientes potencialmente perigosos onde trabalhar. Na verdade, acidentes e fatalidades em armazéns são mais generalizados do que o esperado. Esses contratempos se traduzem em um enorme custo para os empregadores – ferimentos graves e não fatais custam US$ 84 milhões por semana no setor de armazenamento nos EUA (no Brasil não é muito diferente). Com a segurança do armazém ainda comprometida, a automação pode ajudar a fortalecer os procedimentos de segurança nos armazéns e esse é o fator número um que impulsiona o otimismo dos trabalhadores em relação à automação. Um armazém automatizado pode aliviar os trabalhadores do trabalho manual precário e trabalhoso. Por exemplo, um robô automatizado de separação pode auxiliar na separação de pedidos e manuseio de paletes, eliminando assim os riscos de elevação e manuseio manual aos quais os funcionários do armazém estavam expostos anteriormente. Os funcionários do armazém agora podem trabalhar em ambientes mais seguros.

Eficiência Otimizada

Um número considerável de trabalhadores está entusiasmado com o fato de que as tecnologias de automação de armazéns os ajudam significativamente na execução de processos operacionais com maior velocidade e eficiência. Robôs Móveis Autônomos (Autonomated Mobile Robots, ou AMRs) e Sistemas Automatizados de Armazenamento e Recuperação (Autonomous Storage and Retrieval Systems, ou ASRS) são algumas soluções conhecidas e eficazes existentes no mercado, mas você já ouviu falar do PopPick? Uma solução de automação robótica de ponta da Geek+, representada no Brasil com exclusividade pela GTP Automation, o PopPick é um dos produtos mais recentes e é apontado como o futuro do Goods-to-Person. Esta é uma solução de longo prazo que pode ajudar as empresas a maximizar o espaço de armazenamento disponível, por meio de organização inteligente e manuseio flexível de vários tipos de unidades de armazenamento e mão de obra, otimizando o processo de separação nas estações de trabalho.

Melhor qualidade e maior produtividade

Os funcionários também apontaram positivamente que as ferramentas automatizadas permitem que eles desempenhem melhor seus trabalhos e melhorem a experiência do cliente, uma vez que a automação reduz drasticamente os erros humanos e melhora a precisão da coleta.

Por outro lado, o trabalho manual normalmente implica no manuseio duplo de estoque, o que retarda os processos operacionais e potencialmente induz gargalos operacionais e desperdício no processo. Isso pode custar aos empregadores até 9% das despesas com a folha de pagamento. Além disso, como o trabalho manual precipita mais erros humanos, um tempo excessivo é gasto em verificações (33% do tempo, conforme relatado pela McKinsey).

Ao introduzir melhorias de processos, como é o caso da automação, as empresas poderão facilmente identificar e evitar esses erros, simplificando fluxos de trabalho e processos para os funcionários. Além disso, em vez de se envolver em tarefas repetitivas e manuais, a automação libera tempo para que os trabalhadores concentrem seus esforços em trabalhos mais interessantes, como planejar as operações dos armazéns. Geralmente, isso mantém os trabalhadores mais motivados e aumenta o moral e a produtividade deles.

Um estudo de caso bem-sucedido evidencia o poder transformacional da automação – a Geek+ colaborou com a Asda Logistic Services (ALS) e a AMH Material Handling para lançar um sistema de classificação inteligente no centro de distribuição da Asda. Aqui, sessenta robôs foram implantados, permitindo que 2.000 encomendas sejam classificadas a cada hora, por meio de seu serviço Asda Toyou com 99,99% de precisão.

Ao integrar os robôs S200C ao sistema de classificação ALS existente, a Asda Toyou está melhor equipada para responder a mudanças rápidas no volume de pedidos e continua a fornecer excelentes serviços durante os períodos de pico de demanda. Simultaneamente, a Asda Toyou é capaz de expandir o número de varejistas que atende e processar 65% mais devoluções do que no início de 2020, resultado da maior flexibilidade e eficiência.

Como crescer com seus clientes

O crescimento não traz preocupações

Os trabalhadores expressaram vários medos e preocupações em relação à automação – o outro lado desse medo é a esperança de que a automação possa tornar o trabalho dos funcionários mais seguro e significativo. Para enfrentar esse medo e chamar a atenção para sua contrapartida positiva, os empregadores devem proativamente desenvolver oportunidades e garantir que os trabalhadores tenham ferramentas e informações adequadas para aproveitar essas oportunidades.

O histórico comprovado da Geek+ de elevar os níveis de eficiência dos armazéns e o compromisso com melhorias contínuas de serviço para seus clientes é um fator de diferenciação importante que pode ajudar as empresas e seus funcionários a mitigar esses medos e preocupações.

Baseado em uma estratégia centrada nos clientes e excelência nas operações de serviços, a GTP junto com a Geek+ oferece um forte portfólio de serviços e suporte, que inclui um suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, manutenção dos sistemas, atualizações de suporte técnico remoto e reparos no local. Esses recursos foram combinados para melhorar a experiência dos clientes e, mais importante, ajudar nossos clientes a fazer a transição para a automação de armazéns com facilidade e perfeição.

Como crescer com a nossa parceria

Toda mudança revolucionária vem com dúvidas e entusiasmo. Lide com as preocupações dos funcionários para abraçar totalmente os benefícios que a automação pode oferecer ao seu negócio. Independentemente da forma como o seu armazém opera, a GTP Automation está empenhada em trabalhar com você para alcançar os melhores resultados possíveis com as nossas soluções robóticas premiadas.

Entre em contato com nossos consultores hoje mesmo clicando aqui e vamos iniciar sua jornada de automação juntos!

Fonte: Geek+