robôs

Nos últimos anos, a escala geral da indústria de envios expressos se expandiu rapidamente com o rápido crescimento da indústria e do comércio eletrônico.

Esse aumento requer maior eficiência de classificação de envios expressos e correio. O classificador automático de esteira cruzada, amplamente usado na indústria, tem capacidade de processamento eficiente, mas o alto investimento e a forte rigidez causam certa preocupação nessas empresas sobre o investimento. No momento, a ampla aplicação do sistema de classificação de robôs atraiu a atenção das empresas de envios expressos e rapidamente se tornou a nova tendência de desenvolvimento automatizado e inteligente.

A figura acima mostra uma série de robôs de classificação da Geek+.

Robôs de classificação de todas as idades

O mercado de envios expressos tem crescido em alta velocidade desde 2016, no entanto, a falta de um esquema de processamento eficiente de entrega de baixo custo tornou-se um fator importante que restringe o desenvolvimento dessa indústria. Por um lado, a dificuldade de emprego torna-se cada vez mais proeminente; por exemplo, existem problemas de emprego desordenado, escassez de mão de obra e alto custo de mão de obra no mercado durante o período de pico de grandes eventos e feiras de promoção; por outro lado, é difícil obter processamento centralizado e em lote para diversos produtos de envio expresso e de especificações variadas.

O sistema de robôs de classificação surgiu com base em requisitos de classificação eficientes e precisos de clientes de logística expressa. A combinação do sistema de classificação de robôs com leitura rápida de código e sistema de classificação inteligente da câmera industrial pode realizar uma classificação rápida e interação de registro de informações após a pesagem/leitura do código do pacote. O sistema de robôs de classificação pode reduzir significativamente as demandas manuais no processo de classificação, melhorar a eficiência e o grau de automação e melhorar muito a taxa de precisão. Com a melhoria do algoritmo de big data, padronização gradual de informações de correio expresso e integração de sistema de controle inteligente, o sistema de robôs de classificação tornou-se um produto altamente adequado para a indústria de logística, transformada de indústria de mão de obra intensiva em inteligência de lote.

A Geek+ tem se concentrado na logística de armazéns inteligentes desde o seu estabelecimento; ela permite que a tecnologia líder de robôs com IA transforme a indústria de logística tradicional para promover a reforma inteligente de toda esta indústria. Vários robôs de classificação desenvolvidos de forma independente podem ser usados em diferentes cenas de classificação, incluindo classificação de pequenos pacotes, classificação de grandes pacotes e classificação de tipo de piso sem porta pallets, que podem ser utilizados na classificação expressa de comércio eletrônico e centro de distribuição.

Fluxo de operação dos robôs de classificação

Coleta

Depois de chegar ao centro de triagem, o pacote é descarregado em uma esteira transportadora; o colaborador controla o ritmo de abastecimento e o pacote é transportado para a área de separação em uma esteira transportadora.

Colocação

Os colaboradores só precisam colocar o pacote com o conhecimento de embarque voltado para o lado certo, em cima do robô de classificação automática, e o robô carrega o pacote através do portão adequado para escanear o conhecimento de embarque e ler as informações do pedido, além de pesar automaticamente o pacote ao mesmo tempo; e as informações do pacote serão exibidas diretamente e carregadas no sistema de controle.

Robôs de classificação

Todos os robôs de classificação são equipados com sistema de gerenciamento e controle de retaguarda para que cada robô siga o melhor caminho para entrega dos pacotes, de acordo com a otimização do algoritmo. Os robôs de classificação da série S da Geek+ podem realizar as funções de desvio mútuo e prevenção automática de obstáculos durante a operação de classificação; o sistema evita o congestionamento de robôs de acordo com as condições de funcionamento do caminho em tempo real, tanto quanto possível. Quando o robô corre para o endereço de destino, ele para de correr e empurra o pacote para o local desejado através da esteira rolante acima dele, e o pacote cai na área de coleta 1F pelas laterais. O endereço de destino é definido de acordo com a área. No futuro, o número de caixas poderá ser ajustado de forma flexível com o aumento do volume de negócios, e até mesmo uma área poderá receber várias caixas.

Coletando e carregando

Depois que os colaboradores responsáveis pela coleta completarem o pacote, ele será colocado na esteira transportadora e carregado automaticamente.

Solução de múltiplos modelos de robôs de classificação

Há basicamente três modelos de robôs de classificação desenvolvidos independentemente pela Geek+, o S10, o S20 e o S500, que podem ser divididos em S10c, S10t e S500c de acordo com as operadoras. O "c" significa suporte de rolos e o "t" significa suporte de rotação.

Solução de classificação de pequenos pacotes

A cena de uso dos robôs de classificação S10c no Correio da China.

O robô de classificação S10 visa principalmente as operações de classificação de pequenos pacotes abaixo de 10 kg, com especificações de cerca de 300-400 mm. Um único robô pode carregar 1 pacote no ponto de abastecimento e, em seguida, coletar para o bin. O mecanismo de transferência suporta entrega e classificação bidirecional, o que requer entrega bidirecional no compartimento. O tamanho do bin de entrega de 600 mm por 600 mm é adequado para a entrega de pacotes pequenos com tamanhos gerais.

Os módulos funcionais do sistema de classificação da Geek+ incluem carregamento automático e sistema de equilíbrio de eletricidade, planejamento de caminho e sistema de programação inteligente, sistema automático de leitura de código, sistema automático de prevenção de obstáculos, etc.

O robô S10c

O robô S10cO esquema de classificação do robô de pequenos pacotes tem sido amplamente aplicado na cena de classificação do centro de processamento de pacotes da China. O trabalho cooperativo de um total de 300 robôs em 1300m² de área de robôs S10 e 50 robôs S500 (mais tarde em detalhes) só precisa de 5 colaboradores. O robô funciona a uma velocidade de 3m/s, o valor de classificação de pico excede 10.000 pacotes/h. O robô pode ser carregado automaticamente e operar continuamente por 4 horas ao carregar por 5 minutos. O princípio de "carga e descarga leves" é realizado.

Solução de classificação de grandes pacotes

Comparado com o leve e pequeno robô S10, o robô S500 tem maior volume e peso, o que é mais adequado para a classificação de grandes pacotes. Ele pode classificar o pacote com menos de 100 kg, e o transportador de rolo duplo suporta o robô para classificar dois pacotes de uma vez. Ele pode ser aplicado tanto na classificação secundária de pacotes pequenos quanto na classificação de pacotes grandes e irregulares.

A figura mostra o uso do robô S500c na cena de classificação de grandes pacotes do Correio da China (nas etiquetas em branco estão identificadas as cidades para onde os pacotes serão enviados).

 

O robô S500c da Geek+

O esquema de classificação de grandes pacotes pode ser utilizado em combinação com o esquema de classificação de pequenos pacotes. Ele foi usado em grande escala no centro de processamento de Wuhan, nos Correios da China. Toda a área dos robôs é de 4000m², sendo usados 50 robôs S500 e 300 S10, pertencentes à cena de classificação mista de grandes e pequenos pacotes. Esta cena é o primeiro uso na China, o que pode melhorar muito a eficiência da classificação para 12.000 pacotes/h, e melhorar a precisão da classificação de pacotes.

Solução de classificação entrelaçada − o primeiro sistema de classificação sem plataforma de aço na China

Geralmente, é necessário construir duas camadas de interseção de caminho espalhado de plataforma de aço para o sistema de classificação dos robôs; a bolsa é colocada em uma camada, e o robô na segunda camada corre e entrega o pacote no bin, o pacote cai na bolsa ao longo do bin; e uma classificação é concluída. No entanto, a construção da plataforma de aço requer alto padrão para a transformação do armazém, e o custo é de cerca de 3.000/m². No processo de implantação do sistema de classificação dos robôs, geralmente é necessário reformar o armazém original; e o custo, limite de tempo e movimento são todos dificuldades durante o período de implantação.

Com base no controle preciso das demandas para fluxo de classificação, a Geek+ realiza exploração contínua e inovação no uso de robôs na solução de sistemas de classificação de pacotes e desenvolve de forma independente o sistema de classificação entrelaçado sem plataforma de aço. A programação do sistema altamente inteligente e flexível pode reduzir ao máximo a interseção no caminho dos robôs; os dados de eficiência podem exceder o valor de pico da classificação da plataforma de aço.

O sistema de classificação entrelaçada completa a classificação por meio da cooperação do robô S20 e do sistema de gerenciamento de fundo. O robô S20 é desenvolvido de forma independente pela Geek+; o transportador inferior de robôs é equipado com dispositivo de empacotamento e rolo transportador; a altura do rolo transportador é de 700 mm e ele pode ser conectado diretamente ao recipiente do rolo. Tanto o robô S20 quanto o robô S10 de giro original usam navegação com código QR, determinam a direção do pacote digitalizando o código QR no pacote; e então, o robô move o pacote para o recipiente de rolo correspondente para classificação. O peso de separação do robô S20 é de 20 kg; ele pode classificar o pacote com tamanho > 50 cm por 50 cm, o que é equivalente ao classificador de correia cruzada; ele tem boa flexibilidade e escalabilidade; a eficiência da classificação pode variar de 1.000 ou 2.000 pacotes/h a dezenas de milhares de pacotes/h, o que reflete totalmente a aplicação elástica da automação flexível no cenário de classificação.

O robô S20 da Geek+

O novo sistema de classificação de pacotes entrelaçado projetado pela Geek+ fornece uma solução estratégica com pequeno investimento, retorno rápido, implementação simples, forte escalabilidade e alto grau de informatização e inteligência para os problemas do novo normal que deve ser o padrão do serviço de envios expressos chinês.

Veja neste vídeo (em inglês), como o sistema de classificação da Geek+ pode ser aplicado para:

  • Operações logísticas reversas
  • Operações de cross-docking
  • Coleta de lotes e classificação de pedidos
  • Classificação inteligente de pacotes
  • Integração de outras tecnologias para soluções sob medida

Pontos fortes do sistema de classificação de robôs

Comparado com o classificador de esteira cruzada da indústria de envios expressos, o sistema de robôs de classificação pode atingir 15.000 pacotes/h como uma nova tecnologia de classificação automática e é mais poderoso em flexibilidade e escalabilidade do sistema.

Forte escalabilidade do sistema: o compartimento do classificador de correia cruzada é fixo e o sistema de robôs de classificação pode ser expandido de acordo com as demandas de crescimento do negócio.

Baixo custo de mão de obra: a posição da equipe do sistema de classificação dos robôs é compacta e a eficiência é aprimorada; ele pode economizar cerca de 40% do custo de mão de obra com a mesma eficiência de processamento em comparação com o classificador de esteira cruzada, que resolve a triagem violenta na indústria de envios expressos e garante a segurança do pacote.

Poucos erros de classificação: o robô de classificação é adotado com descarga estática; e a taxa de erro de classificação teórica é 0, desde que as informações dos lotes estejam corretas.

Alta confiabilidade do sistema: o sistema de classificação dos robôs é composto por muitos robôs de classificação operados de forma independente; a eficiência geral da operação não será afetada por um robô com defeito. E o sistema suporta atualização e depuração remotas; os técnicos relacionados podem resolver remotamente o problema de programação do sistema em um curto espaço de tempo.

Conservação de energia e proteção do meio ambiente: o consumo real de energia do sistema de classificação dos robôs é inferior ao do classificador de correia cruzada do mesmo tamanho e é carregado por bateria recarregável de baixa potência. O uso de energia limpa e verde pode contribuir para a melhoria da eficiência e redução de custos dos clientes de nível empresarial.

Quer saber mais sobre os robôs de classificação da Geek+, representada com exclusividade no Brasil pela GTP Automation, e como eles podem maximizar a eficiência do armazém? Entre em contato conosco hoje mesmo!

Fonte: Geek+