Na Geek+, através da parceria com a GTP Automation no Brasil, fornecemos soluções que integram os AMRs (Autonomous Mobile Robots, ou em português, Robôs Autônomos Móveis), com software de inteligência de negócios e tecnologia de IA para melhorar vários cenários logísticos e permitir operações eficientes e flexíveis. Com um grande portfólio de casos de sucesso, listamos algumas das vantagens dos AMRs.
1) Triplicar a produtividade no atendimento de pedidos
Quando houver vários pedidos recebidos, o sistema Geek+ Goods-to-Person (G2P) fará a separação de vários pedidos. Ele controla os robôs de separação para transportar um rack correspondente com vários SKUs para a estação de trabalho, para separação dos pedidos pelos colaboradores. Portanto, uma única separação pode atender a vários pedidos. Os funcionários não precisam perder tempo caminhando pelo depósito procurando por itens de um único pedido em uma prateleira específica ou em locais espalhados pelo armazém. Portanto, os colaboradores podem se concentrar apenas na seleção dos itens dos pedidos próximos à área de expedição. Isso ajuda a aumentar a produtividade da separação em 300%, em comparação com a operação manual.
2) Menores custos de mão de obra
O sistema Geek+ Goods-to-Person (Mercadorias-para-Pessoas) também permite a otimização da mão de obra. Com o sistema G2P, os trabalhadores poderão passar todas as horas de trabalho concentrando-se apenas na separação de pedidos. Quando a coleta de pedidos se tornar mais eficiente, isso significa que menos trabalhadores poderão atingir a mesma produtividade ou uma produtividade muito maior do que a operação manual. Isso ajudará a reduzir os custos de mão de obra.
3) Nenhuma falha num único local
Ao implementar AMRs, os armazéns poderão garantir operações contínuas e mitigar os problemas associados a uma falha num único local, que são comuns em operações que dependem de infraestrutura fixa; por exemplo, a operação poderá ser interrompida quando a esteira transportadora quebrar. Se um AMR quebrar, ele poderá ser facilmente consertado e substituído sem afetar a operação.
4) Sistema flexível que permite aumentar e diminuir a carga de trabalho
O número de robôs, bem como as horas de trabalho por dia, poderá ser facilmente ajustado, para atender às mudanças da demanda, mesmo se houver um pico inesperado ou uma temporada fora do pico. As empresas agora poderão evitar as dificuldades associadas a achar mão de obra em vários cenários de pico, e o tempo associado à contratação e treinamento de novos funcionários. Por meio de monitoramento e controle de estoque em tempo real, a programação dos AMRs poderá ser ajustada dinamicamente, de acordo com as futuras demandas.
Este sistema também permite que as empresas expandam seu escalonamento em diferentes estágios. Por exemplo, implementar a automação em uma parte do armazém e automatizar outras partes posteriormente, adicionando mais robôs para a crescente demanda no futuro.
5) Rápida implementação
Os AMRs poderão ser implementados de forma flexível, sem os custos associados a uma infraestrutura fixa. A mobilidade, autonomia e tamanho os tornam fáceis de implementar no armazém existente. A infraestrutura necessária tem apenas cinco componentes: robôs, estação de trabalho, WiFi, prateleiras e código QR. Portanto, os AMRs poderão ser facilmente instalados e entrar em operação em 1 a 3 meses.
6) Maior capacidade de armazenamento
Implemente o sistema G2P incluindo a instalação de racks padrão. O número total de posições do armazém aumentará. Como as posições do armazém são personalizadas para SKUs específicos, cada posição poderá ser totalmente utilizada para armazenar os mesmos itens. Isso garante que não haja espaços sendo desperdiçados.
7) Operações mais precisas
Os erros poderão ter várias explicações, porém evitá-los está se tornando cada vez mais importante, pois as pessoas têm maior demanda por serviços mais rápidos e precisos. Ao implantar AMRs, você poderá evitar erros associados a operações manuais, como estresse causado durante um pico de trabalho, nova equipe e cenários de logística cada vez mais difíceis, como logística reversa.
8) Operações mais seguras
Os AMRs são projetados para trabalhar dinamicamente nos seus arredores e são altamente responsivos. Usando sensores integrados, scanner a laser e algoritmos inteligentes, eles podem detectar trabalhadores ou obstáculos e, em seguida, ajustar a rota. Isso permite um ambiente seguro e colaborativo entre os AMRs e os funcionários do armazém.
9) Melhora do ambiente de trabalho
A implantação dos AMRs não é simplesmente substituir trabalhadores humanos. Os trabalhadores ainda serão o elemento mais essencial da operação. Eles vão adquir mais habilidades para controlar o sistema e colaborar com os AMRs. Portanto, implantar AMRs está criando um processo de trabalho ergonômico para os trabalhadores e aumentando seu valor para a empresa.
10) Realocação flexível
Imagine que seu armazém precise ser realocado devido a custos ou mudanças nos negócios; nesse caso, mover a sua infraestrutura poderá ser uma luta, e um grande custo adicional poderá estar envolvido na desinstalação. Ao contrário da infraestrutura fixa, os AMRs são fáceis de realocar e poderão permitir um rápido período de transição.
Se você quiser saber mais sobre as vantagens dos AMRs e como nossos serviços poderão ajudá-lo a atualizar suas operações logísticas, entre em contato conosco hoje mesmo!
Fonte: Geek+