gestão do inventário

Realizar o balanço periódico é de extrema importância para o controle e gestão do inventário da empresa. No entanto, esta é uma atividade onerosa, que demanda um grande número de pessoas, longos períodos para verificação e em muitos casos o resultado é impreciso, sendo necessário a recontagem dos produtos, o que ainda assim não garante acuracidade.

Em um mercado exigente e competitivo é muito importante que todas as operações possam ser realizadas de forma dinâmica, ágil e ao menor custo possível. Garantindo desta maneira a competitividade da empresa e conquistando a confiança do mercado.

A melhor maneira para equalizar a difícil tarefa de agilizar o controle do estoque de forma eficiente e dinâmica, sem erros e ao menor custo, é através do investimento em tecnologias. E para superar a especificidades desde desafio a ferramenta ideal é a utilização de drones.

De maneira autônoma, a pequena aeronave sobrevoa a área de estoque e realiza a contagem das mercadorias através da leitura de etiquetas ou pelo volume dos produtos armazenados. Como comparação, o balanço de um estoque que levaria cerca de uma hora para ser realizado de maneira manual, leva apenas 15 minutos quando realizado por um drone.

Comprometida em levar inovações ao mercado logístico e supply chain, a GTP Atomation desenvolveu uma tecnologia para a utilização de drones no controle do estoque. Nos últimos anos, a GTP investiu mais de R$ 1 milhão para o desenvolvimento da tecnologia, que hoje beneficia cerca de 40 empresas.

Entre os clientes da GTP estão uma das maiores empresas do mercado de óleo e gás brasileiro. A empresa, tinha como necessidade facilitar a gestão de seus ativos e a construção de dutos para o transporte dos produtos entre duas refinarias, distantes 50 km. Antes da utilização do drone o trabalho exigia a força de toda equipe de engenharia além de demandar ações logísticas muito complexas.

Outro cliente, do setor de bebidas, obteve redução de 90% nos custos operacionais com a gestão do inventário inventário após a utilização do sistema. Utilizando sensores no ambiente a aeronave é capaz de identificar a localização exata de cada produto.

O sistema também pode contribuir com a prevenção de acidentes com empilhadeiras já que é capaz de monitorar e localizar em tempo real a movimentação de paletes, maquinários e pessoas, e emitir um sinal de aproximação para o colaborador e para o operador.

Benefícios proporcionados com a utilização dos drones na gestão do inventário:

  • Coleta de dados através de leitura de RFID, código de barras, QR Code ou leitura volumétrica;
  • Balanço realizado em poucas horas, sem necessidade de recontagem;
  • Relatório com 100% de acuracidade;
  • Não há necessidades de muitas pessoas para realizar o balanço;
  • Baixo custo para realização do balanço.

 

3D-Inventory

O 3D-Inventory é uma ferramenta revolucionária na realização de inventários executada por um DRONE com comandos de navegação baseados em sensores RTLS aéreos e num mapa digitalizado do armazém. Estes elementos conferem ao DRONE o poder de efetuar sobrevoos no armazém de forma totalmente autônoma sem a intervenção humana. Além dessas características o DRONE pode reconhecer etiquetas de Código de Barras, QR Code, RFID e também fazer a leitura volumétrica. Desta forma os inventários são precisos e realizados com uma rapidez impressionante, quebrando desta forma regras e paradigmas de inovação até então presentes numa atividade totalmente repetitiva e dispendiosa.