Com números cada vez maiores, as vendas online através de dispositivos móveis crescem entre os consumidores de todo o mundo. Esta mudança no comportamento do público é um dos grandes desafios a serem superados pelo setor varejista e logístico.
No 1° semestre de 2018, 32% das transações online no país foram realizadas através de dispositivos móveis, segundo o relatório Webshoppers da Ebit/Nielsen. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o e-commerce brasileiro cresceu 12,1%, o que representou um faturamento de 23,6 bilhões.
Os dados reforçam o crescimento do setor para 2019, que para se manter em alta, deve apostar na melhor experiência para o consumidor, através de abordagem estratégicas personalizadas. Dados da pesquisa Global Consumer Insights da PwC, mostrou que 14% dos consumidores foram convertidos através de e-mails marketing. Um número muito abaixo daqueles motivados através das redes sociais 37%, ou pelos sites de varejistas 34%.
Segundo o Google, 77% das pessoas que buscam por materiais escolares neste período do ano fizeram ao menos uma pesquisa na internet antes de ir às compras. Ainda de acordo com a empresa, 48% das pesquisas sobre os produtos são realizados nas lojas físicas. A pesquisa da Global Consumer Insights, também apontou que entre 2014 e 2018 as vendas em lojas físicas aumentaram, indo de 36% a 44% respectivamente.
Estas pesquisas demostram um novo comportamento dos consumidores, que conectados às novas tecnologias, buscam a praticidade e o conforto das vendas online, reforçadas por preços menores, promoções diferenciadas e maior variedade de produtos. Por outro lado, estes mesmos consumidores buscam as lojas físicas com o objetivo de tocar e experimentar o produto antes de efetuar a compra.
Para conquistar este público exigente e conectado as novas tecnologias, profissionais de marketing esperam que as empresas invistam no aprimoramento dos seus meios de comunicação alinhando-os as estratégias de venda.
“A disciplina de definir um conjunto principal de prioridades-alvo e, em seguida, criar soluções de marketing, vendas e tecnologia para cercar esses alvos não apenas otimiza os resultados de curto prazo, mas também molda o futuro dos negócios. É uma estratégia holística que pode transformar radicalmente um negócio”, afirmou Mary Gilbert, vice-presidente sênior de estratégia e serviços de contas da R2, (em entrevista ao CMO.com, reproduzida pela E-Commerce Brasil).
Em meio a tantas mudanças no mercado, irá conquistar e efetivar o consumidor aqueles que melhor se conectarem ao seu público alvo, trabalhando para aperfeiçoar sua experiência antes, durante e após a venda. É principalmente neste último ponto que o gestor logístico precisa trabalhar para aperfeiçoar e atualizar suas operações, atendendo o varejo e o consumidor de forma rápida e dinâmica.
Solução inovadora para Gestão Logística: hunter™ IoT Visibility Manager
A GTP Automation oferece o hunter™ IoT Visibility Manager, uma plataforma de automação que identifica, captura, rastreia e garante fidelidade da informação desde a coleta dos dados à sua entrega para os softwares de gestão.
Essa ferramenta pode controlar e gerenciar processos, além de identificar sensores, atuadores e transponders RFID.
Outras tarefas que o hunter™ IoT Visibility Manager, via sensores, realiza:
- Mede condições ambientais (temperatura e umidade);
- Comanda abertura e fechamento de portas;
- Comanda circuitos fechados de TV;
- Envia mensagens por SMS;
- Monitoração de ambientes (Pátios, Portos e Aeroportos);
- Envia Alarmes e Emissão de Alertas;
- Monitora abertura e fechamento de lacres;
- Realiza integração entre componentes.
Referências: PWC Global, E-Commerce Brasil