Você pode saber que existem os AMRs (Autonomous Mobile Robots, ou, em português, Robôs Móveis Autônomos) e os ASRS (Automated Storage and Retrieval Systems, ou, em português, Sistemas Automatizados de Armazenamento e Separação), e saber que essas soluções são comumente empregadas para melhorar significativamente a produtividade, flexibilidade e segurança dos processos operacionais. Mas você sabe que existem de fato muitas variantes de AMRs e de ASRS disponíveis para diferentes cenários de armazenamento? Vamos nos aprofundar nas alternativas disponíveis no mercado e suas atuais aplicações!
Apresentando o PopPick
Um dos produtos mais recentes, o PopPick, é uma solução de automação robótica de ponta da Geek+, representada no Brasil com exclusividade pela GTP Automation, melhor descrita como o futuro dos Goods-to-Person, resolvendo problemas de eficiência e espaço, revolucionando a estação de picking. À luz da escassez geral de mão de obra e de espaço, um problema crescente enfrentado pelas empresas globais de comércio eletrônico, a demanda por mais armazéns está aumentando exponencialmente.
O PopPick é uma solução de longo prazo que pode ajudar as empresas a aproveitar ao máximo o espaço disponível, por meio de organização inteligente e manuseio flexível de diferentes tipos de unidades de armazenamento e de mão de obra, otimizando o processo de separação na estação de trabalho.
Portanto, os operadores de armazéns ainda precisam escolher um ASRS como sua solução final? Antes de nos profundarmos no PopPick, vamos dar uma olhada no nosso tradicional sistema, os ASRS.
O que é um ASRS?
Os sistemas automatizados de armazenamento e separação, também conhecidos como ASRS, são uma tecnologia de automação de armazém auxiliada por computador e por robôs, projetada especificamente para armazenar e separar estoques sob demanda, de forma independente, em um espaço compacto. Estes sistemas normalmente consistem de locais predefinidos, onde as máquinas podem seguir rotas estabelecidas para obter itens.
Os ASRS têm 4 componentes chave:
- Prateleiras de armazenamento
- Sistema de entrada e de saída
- Equipamento de armazenamento e de separação
- Sistema de gerenciamento do armazém
A tecnologia ASRS pode variar substancialmente e existem muitas alternativas adequadas para uma variedade de ambientes de armazenamento e manufatura, bem como uma ampla variedade de tipos de carga. Em particular, existem 2 variedades principais: ASRS Unit-Load e ASRS Mini-Load.
Entre essas 2 variedades, existem 6 tipos principais de sistemas ASRS, ou seja, Guindastes ASRS de Carga Unitária, Guindastes ASRS Mini-Load, ASRS Baseado em Shuttle e Bot, ASRS Baseado em Carrossel, ASRS Vertical Life Module (VLM) e Micro-Carga (Estoquista).
Como realmente funciona um ASRS?
Conforme foi acima mencionado, existem muitos tipos de sistemas ASRS e cada um deles opera de maneiras ligeiramente diferente para atingir um objetivo comum, que é o de melhorar a eficiência e a precisão dos processos dos armazéns.
Geralmente, um ASRS automatiza o processo de armazenamento e separação de produtos de caixas, prateleiras, ou de outros locais definidos de armazenamento, reduzindo assim o tempo e a mão de obra necessários para a realzação dessas tarefas.
Aplicações comuns dos ASRS
Quais empresas estão usando os ASRS?
Como existem muitas variedades de sistemas ASRS disponíveis, cada uma delas com recursos exclusivos, os sistemas ASRS são adequados para uma infinidade de empresas, com diferentes necessidades de armazenamento. Alguns setores que podem se beneficiar tremendamente dos ASRS incluem manufatura, operadores logísticos, produtos farmacêuticos, comércio eletrônico, varejo e indústria automotiva.
Uma melhor alternativa para os ASRS ― o PopPick
O PopPick é a solução definitiva de Goods-to-Person. Esta solução é compatível com múltiplos tamanhos para manusear com eficiência itens de vários tamanhos com diferentes tipos de unidades de armazenamento, como sacolas e caixas.
Até 12 colunas de embalagens são densamente armazenadas em uma área de estoque, usando paletes ou estantes móveis de 3,7 metros de altura, para uma densidade de armazenamento 50% maior, em comparação com o sistema original Goods-to-Person. Uma prateleira é otimizada para armazenar e transportar até 60 caixas (embalagens), permitindo uma eficiência de transporte 4 vezes maior.
Uma vez que os pedidos sejam recebidos, eles são registrados, os robôs de separação transferem os paletes ou estantes móveis para uma estação de PopPick, onde os braços robóticos inteligentes separar efetivamente os contêineres ou caixas de mercadorias encomendadas, e as passam para os operadores por meio de dois pontos de separação, permitindo maior eficiência de separação e, assim, uma capacidade de produção 3 vezes maior.
Ao otimizar o número de robôs e maximizar a utilização do espaço (a densidade de armazenamento pode ser melhorada em 4 vezes) e a capacidade de processamento, o PopPick pode reduzir os custos em 50%. Além dos ganhos de produtividade nos negócios, o PopPick também prioriza a ergonomia do trabalhador para garantir a segurança no local de trabalho e salvaguardar o bem-estar dos funcionários.
Os AMRs devem estar entre as suas alternativas de decisão
Atualmente, com os avanços da AI e de novas tecnologia, temos que considerar essas novas tecnologias aplicadas ao seu negócio. E como a flexibilidade é a principal consideração em seus armazéns, os AMRs são a melhor escolha.
A ascensão do comércio eletrônico acelera continuamente a demanda por mais espaço de armazenamento, bem como a necessidade de manuseio rápido e flexível de estoque, além da indisponibilidade de mão de obra. Soluções automatizadas como o PopPick e os ASRS podem ser introduzidos nas instalações para otimizar o espaço, aumentar a produtividade, melhorar a precisão da coleta, aumentar o controle de estoque e melhorar a ergonomia dos trabalhadores.
Com amplo conhecimento do setor, a Geek+ desenvolveu um conjunto de soluções usando hardware de robótica modular e AI, para ajudar as empresas a gerenciar logística complexa de forma simples e segura.
Você está interessado em saber mais sobre nossas soluções? Clique aqui para entrar em contato conosco hoje mesmo!
Fonte: Geek+