É indiscutível que o papel da tecnologia está crescendo dia a dia e está revolucionando significativamente a maneira como os produtos são fabricados e como as empresas estão operando. Na verdade, essa transição é tão fascinante que foi denominada Indústria 4.0. Em um artigo anterior, decodificamos essa tendência crescente, mas quais são as vantagens de fazer a transição para a Fábrica Inteligente 4.0?
Infraestrutura flexível
Com a Fábrica Inteligente, a infraestrutura fixa tradicional, como linhas de montagem de esteiras transportadoras, poderá ser eliminada. Em vez disso, robôs móveis autônomos (RMAs) poderão ser implantados para realizar a movimentação inteligente de materiais. Os robôs poderão gerenciar e movimentar a logística de maneira inteligente em uma instalação de manufatura, e até mesmo ser programados para entregar materiais em várias estações de trabalho a tempo para maximizar a produtividade de cada peça do equipamento na linha de produção.
De fato, as empresas descobriram que a introdução dos RMAs reduz os atrasos em 80% e acelera a entrega dos materiais em 3 vezes. Sob o ponto de vista comercial, as instalações de equipamentos fixos permanentemente e os sucessivos investimentos pesados poderão ser evitados, ao mesmo tempo em que os acidentes de trabalho e os erros humanos inevitáveis são mínimos. Além disso, como as operações são automatizadas, os trabalhadores da fábrica poderão ser redirecionados do puro trabalho manual para tarefas que agregam mais valor.
Operações adaptáveis
Com os robôs, as fábricas não precisam mais se restringir a processos de produção lineares e sequenciais. Em vez disso, a ordem em que as tarefas são realizadas e concluídas pode se tornar mais flexível e adaptada às necessidades comerciais atuais, de modo a evitar gargalos e garantir o mais alto nível de eficiência operacional. Essa flexibilidade nas operações também permite que as empresas façam a customização em massa, também conhecida como “lote de um”.
Assim, os produtos poderão ser adaptados às necessidades específicas de cada cliente, não importa o quanto a individualização for necessária, permitindo que as empresas sejam mais responsivas às demandas do consumidor.
Rede de abastecimento interconectada
As linhas entre os mundos físico e digital são tênues à medida que software, hardware e até mesmo os seres humanos forem integrados à Fábrica Inteligente 4.0. O resultado é uma cadeia de suprimentos otimizada, que pode se adaptar proativamente e ajustar as prioridades da manufatura quando novas informações forem apresentadas. Essas práticas e o monitoramento inteligente e interconectado poderão revitalizar a comunicação e aumentar a eficiência geral dos processos de manufatura.
Produtividade a longo prazo e lucros
No geral, a Fábrica Inteligente 4.0 pode agilizar a criação de valor comercial e ajudar as empresas a obter aumento de produtividade a longo prazo e, portanto, lucros. De acordo com um relatório da Deloitte e da Manufacturers Alliance for Productivity and Innovation (MAPI), a implementação de iniciativas de Fábrica Inteligente permitiu às fábricas obter ganhos de até 12%.
Os ganhos, neste caso, referem-se à produção industrial, um importante indicador econômico, bem como à utilização da fábrica e à produtividade do trabalho. Os primeiros a adotar tecnologias de Fábrica Inteligente também colheram os frutos de seus investimentos − dobrando o nível de produtividade do trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, isso é significativo à luz do clima atual, em que houve pouco ou nenhum aumento na produtividade do trabalho nos EUA nos últimos seis ou sete anos.
Estudos de caso
Algumas empresas deram o salto e fizeram a transição para a manufatura inteligente com sucesso. Por exemplo, a Yanfeng, um fabricante automotivo, trabalhou com a Geek+ na introdução de iniciativas de Fábricas Inteligentes. Dezoito robôs de separação P800 foram implantados para separação e movimentação, e um sistema de gerenciamento de processo de estoque foi desenvolvido. O resultado foi evidente − o ritmo médio de produção foi aumentado para 60s e um gerenciamento eficiente e oportuno do fluxo de produção foi alcançado.
A INLAYLINK, um dos fabricantes mundialmente conhecidos de antenas de etiquetas RFID (identificação por radiofrequência), também realizou com sucesso uma atualização de Fábrica Inteligente. Anteriormente, a empresa enfrentou vários desafios de fabricação, como manuseio intensivo, alto custo de gerenciamento e baixa eficiência geral, enquanto tentava lidar com a movimentação frequente de materiais no local. Depois de buscar as soluções da Geek+, a fábrica está equipada com 12 robôs M1000 para permitir a movimentação inteligente de materiais e realizar a distribuição automática, precisa e oportuna de materiais entre andares e setores. O Sistema de Movimentação da Geek+ também foi implementado e conectado ao WMS e ao MES, permitindo visibilidade em tempo real do processo de fabricação. No geral, os processos de mão de obra intensiva foram melhorados e a eficiência da movimentação de materiais aumentada em 30%. As informações de integração também reduziram os custos de gerenciamento de materiais em 60%.
Apesar dos benefícios abundantes da Fábrica Inteligente 4.0, as taxas de adoção são baixas devido à falta de ação por parte das empresas. Na verdade, de acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte e MAPI, 19% dos entrevistados não consideraram fazer a transformação inteligente da fábrica e 30% deles estão contemplando, mas não planejando tomar qualquer iniciativa. Em vista do rápido ritmo dos desenvolvimentos tecnológicos, é imperativo para as empresas que buscam capitalizar a manufatura inteligente como uma vantagem competitiva chave malhar enquanto o ferro ainda estiver quente.
A sua empresa alcançou a Fábrica Inteligente 4.0? Se sim, isso é ótimo! Se não, é hora de seguir em frente e descobrir mais sobre as soluções automatizadas que poderão ser mais adequadas às suas necessidades de negócios. Agende uma conversa com um de nossos consultores hoje mesmo!
Fonte: Geek+