O comportamento do consumidor está sempre evoluindo e o que isso significa para os varejistas é que eles precisam ser suficientemente adaptáveis, mas estáveis o suficiente para resistir a quaisquer mudanças abruptas e acompanhar o crescimento do mercado. Garantir flexibilidade e estabilidade em processos operacionais certamente não é uma tarefa fácil, mas o reabastecimento automatizado o torna muito mais gerenciável para as empresas.
Neste artigo, buscaremos elucidar o que é o reabastecimento automatizado e como ele pode impactar positivamente seus negócios a longo prazo.
O que é o reabastecimento automatizado?
Como o título sugere, o Reabastecimento Automatizado é um sistema que alavanca a previsão de demanda integrada, o gerenciamento de estoque proporcional e a geração automática de pedidos para criar planos e pedidos de reabastecimento automáticos.
Como funciona o reabastecimento automatizado?
Um sistema de reabastecimento automatizado aproveita dados históricos de vendas realizadas para gerenciar com eficácia os níveis de reabastecimento necessários para reabastecimento das lojas, bem como o estoque ideal para comprar dos fornecedores. Além de determinar os números, o sistema também pode automatizar os processos físicos de transferência de estoque e geração de pedidos de compra. Isso é possível devido ao núcleo do sistema ― um algoritmo inteligente de IA que combina a análise de dados em tempo real em uma infinidade de métricas importantes nas lojas e no e-commerce, como taxa de execução diária de vendas, prazo de entrega do fornecedor, estoque existente nas lojas, etc. Ao fornecer recursos de reposição automatizados e sugeridos para orientar as decisões, as empresas podem ficar à frente do jogo, especialmente no contexto atual do novo normal.
Quais são os benefícios do reabastecimento automatizado?
Crescimento da receita
Estabelecer uma solução de reabastecimento automatizado pode manter um estoque saudável, ao mesmo tempo que elimina o risco de excesso ou falta de estoque. Ao garantir que as taxas de atendimento de pedidos sejam alcançadas, minimizando o excesso de estoque e evitando a possibilidade de vendas perdidas, isso pode maximizar o ROI dos negócios e a lucratividade de longo prazo.
Eficiência e eficácia aprimoradas
O reabastecimento automatizado concede às empresas a capacidade de tomar decisões de compra baseadas em dados e, portanto, mais bem informadas, de modo a garantir que o estoque certo chegue à loja certa no momento certo.
A identificação de problemas e de anomalias
No caso de irregularidades no desempenho das lojas, as organizações têm autonomia para investigar e utilizar dados confiáveis ao vivo para determinar a causa raiz da perda de vendas e resolver o problema de forma proativa, em vez de simplesmente solicitar mais estoque.
A capacidade do pessoal
Ao automatizar os processos de reabastecimento usando algoritmos comprovados, o tempo de trabalho gasto na administração de compras manuais pode ser reduzido significativamente, em até 50%. Isso libera mão de obra para se concentrar em mais atividades que agregam valor.
Melhor experiência dos clientes
O mérito do reabastecimento automatizado é que o estoque sempre será amplo para atender às demandas dos clientes semana após semana, um imperativo para construir satisfação e retenção sustentadas dos consumidores.
Crescimento escalonável
Expanda suas operações comerciais sem a necessidade de investir em recursos administrativos.
Qual é o futuro do reabastecimento automatizado?
À luz do crescimento acelerado da indústria de e-commerce e da dramática mudança dos hábitos do consumidor de offline para online trazida pelo COVID-19, o futuro das compras inteligentes e automatizadas não parece tão distante. À medida que a experiência de compra física e digital se torna cada vez mais entrelaçada, é necessário que as empresas reinventem suas abordagens para fornecer continuamente uma experiência em todos os canais distinta para os consumidores. É aqui que as tecnologias de reabastecimento automatizado são úteis para beneficiar a experiência dos consumidores e as operações dos varejistas.
Os dados dos sistemas de reabastecimento automatizado podem ser otimizados e fornecidos aos clientes como informações funcionais, por exemplo, os níveis exatos de estoque de seu produto favorito, ao lado de quais cores, tamanhos e outras variações estão disponíveis no momento, bem como os prazos de entrega do produto, etc.
Tornando a jornada do cliente mais informativa e contínua, as empresas podem impulsionar melhor o envolvimento dos clientes e obter fidelidade e conversões.
As operações dos varejistas também se beneficiam do reabastecimento automatizado, que fornece um nível de granularidade sem precedentes. Por exemplo, se um item for popular e estiver ficando sem estoque, o sistema de pedidos pode criar automaticamente uma compra que, quando entregue, pode ser enviada automaticamente para a loja. Com a automação, todo esse processo pode acontecer sem nenhuma intervenção humana.
Por que alguns varejistas ainda estão se segurando?
De acordo com Ashwin Ramasamy, cofundador da Pipecandy, quase 40% dos consumidores que usam serviços de assinatura cancelam suas assinaturas um ano após ela ter ocorrido, à medida que a novidade se esgota. Esses números podem ser uma indicação do porquê alguns varejistas não estão tão interessados em adotar as tecnologias de reposição automática, temendo que os grandes resultados iniciais possam diminuir rapidamente. Outros varejistas consideram que o verdadeiro potencial da tecnologia só fica evidente após mais testes.
Então, qual é a nossa opinião sobre o reabastecimento automatizado? Acreditamos que esta tecnologia pragmática é a chave para otimizar e revolucionar as tarefas de reposição de rotina e alocação de estoque, e pode ser facilmente aplicada a vários setores, como varejo, o setor farmacêutico etc. Ao garantir disponibilidade consistente nas prateleiras e reposição eficiente e centralizada, a eficiência da cadeia pode ser reforçada enquanto a mão de obra pode ser utilizada de forma mais eficaz na melhoria do atendimento aos clientes para garantir a resiliência geral dos negócios e uma excelência operacional.
Ficou interessado? Fale conosco, aqui.
Fonte: Geek+