Transformar o ato de consumo em uma experiência única e cada vez mais prática é um dos muitos desafios enfrentados por diversas empresas que buscam conquistar uma nova safra de consumidores cada vez mais exigentes. E para atingir este objetivo apostam na estratégia omnichannel para estreitar a relação de consumo dentro e fora da internet.
Há muitos fatores que contribuem para o sucesso logístico omnichannel e sem dúvidas um dos mais importantes é o gerenciamento do inventário do armazém. No texto anterior, descrevemos os benefícios da utilização de drones no balanço do inventário, uma ferramenta poderosa, capaz de otimizar e agilizar o processo, garantindo 100% de acuracidade a um custo muito menor.
Organizar os produtos e controlar o giro é muito importante, mas para o melhor gerenciamento do estoque é preciso também alinhar corretamente as estratégias de rede, engenharia de instalações e processos e sistemas de tecnologia que criam visibilidade e precisão do estoque.
Gerenciar o estoque pode ser um desafio, no entanto, quando feito de maneira adequada, os resultados poderão ser sentidos na capacidade de poder atender as necessidades e expectativas dos clientes, no aumento da eficiência dos processos diários e na redução de custos.
Em um estudo realizado com cerca de 100 profissionais da indústria nos EUA e Canadá, revelou que 2 de cada 3 empresas pesquisadas classificam como médio ou baixo seu desempenho quanto ao gerenciamento de inventário omnichannel.
A baixa visibilidade do estoque nos segmentos da cadeia de suprimentos e a falta de diligência no uso das principais métricas de inventário para gerenciar o desempenho foram as principais razões para o resultado negativo. Após a realização da pesquisa ficou evidente que para alcançar o sucesso no atendimento omnichannel é preciso ter forte capacidade de visibilidade e otimização de estoque.
Superando os desafios de gestão
Um layout inadequado pode dificultar o gerenciamento do estoque e o acesso aos produtos que precisam ser processados. O que aumenta o risco de erro humano. Reavaliar o projeto do armazém é importante. Para garantir que as operações sejam executadas de maneira rápida e suave o layout deve facilitar o fluxo do estoque, desde o recebimento até sua saída.
Os produtos também devem estar organizados de maneira acessível para que a equipe possa gerenciar as operações de maneira eficiente. Por isso é também importante organizar um layout para as unidades de estoque. Classificados de forma estratégica, os itens podem ser agrupados de acordo com seu tamanho, sazonalidade e outras características.
Após a organização física do armazém, é preciso também investir em um sistema que possa contribuir para o gerenciamento do estoque. Para iniciar o desenvolvimento tecnológico da sua empresa é preciso investir em um sistema WMS, capaz de otimizar o fluxo dos processos, integrando sistemas de trabalho e assim garantindo o desempenho total das atividades.
Um dos benefícios de investir em tecnologia é obter a capacidade de automatizar fluxos de trabalho essenciais, incluindo coleta de dados, código de barras, digitalização, separação e empacotamento, envio, rastreamento de inventário e muito mais.
Tão importante quanto o investimento em tecnologia, é também garantir que os funcionários possam realizar seu trabalho de maneira segura e eficiente. Por isso, sempre que implementar novas tecnologias, reserve um tempo para realizar sessões de treinamento obrigatórias e familiarize todo a equipe com os novos softwares e sistemas.
Soluções GTP para gestão eficiente do inventário
O sistema WMS da GTP Automation tem uma característica completamente diferente de todos os WMS existentes no mercado. Ele sabe precisamente onde estão os produtos armazenados com base na localização física dos mesmos.
Todas as operações executadas pelos operadores, pelas empilhadeiras e transpaleteiras são monitoradas por sensores RTLS. Desta forma as operações de picking, separação, armazenamento, etc., são registradas em equipamentos móveis e enviadas ao servidor WMS para definir quais operadores deverão executar as ordens do sistema.
Com base nestes eventos o sistema passa a acompanhar cada movimento dos operadores e confere em tempo real se a ordem foi ou não executada e no local definido. Além disso o sistema trabalha com etiquetas de Código de Barras, QR Code e RFID.
O 3D-Inventory é uma ferramenta revolucionária na realização de inventários executada por um DRONE com comandos de navegação baseados em sensores RTLS aéreos e num mapa digitalizado do armazém. Estes elementos conferem ao DRONE o poder de efetuar sobrevoos no armazém de forma totalmente autônoma sem a intervenção humana.
Além dessas características o DRONE pode reconhecer etiquetas de Código de Barras, QR Code, RFID e também fazer a leitura volumétrica. Desta forma os inventários são precisos e realizados com uma rapidez impressionante, quebrando desta forma regras e paradigmas de inovação até então presentes numa atividade totalmente repetitiva e dispendiosa.
Benefícios proporcionados com a utilização dos drones na gestão do inventário:
- Coleta de dados através de leitura de RFID, código de barras, QR Code ou leitura volumétrica;
- Balanço realizado em poucas horas, sem necessidade de recontagem;
- Relatório com 100% de acuracidade;
- Não há necessidades de muitas pessoas para realizar o balanço;
- Baixo custo para realização do balanço.
Referências: Supply Chain 247, Forbes.