Cheios de maquinários e cargas pesadas, os armazéns podem ser ambientes potencialmente perigosos onde se trabalhar. Na verdade, acidentes e fatalidades em armazéns são mais comuns do que o esperado. De acordo com relatórios do Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos, o setor de armazenagem e estocagem tem cerca de 15.000 ferimentos e doenças, e uma média de 16 fatalidades por ano. Esses contratempos se traduzem em um custo enorme para os empregadores − lesões graves e não fatais custam US$ 84 milhões por semana na indústria de armazenagem. Assim sendo, é inegável que a segurança dos armazéns ainda está comprometida e que é necessário fortalecer os procedimentos de segurança.

Os principais culpados pelos ferimentos

Há uma miríade de causas às quais os acidentes que ocorrem nos armazéns podem ser atribuídos, e o uso inseguro de empilhadeiras é um dos perigos mais citados em operações de armazenagem pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (Occupational Safety and Health Administration, ou OSHA). As empilhadeiras estão onipresentes nos armazéns. Todavia, quando elas são operadas incorretamente, isto pode resultar em sérios danos aos usuários, aos trabalhadores próximos e até mesmo à propriedade, devido ao mero tamanho do veículo e à proximidade com os trabalhadores que estiverem a pé. Além disso, como os motoristas costumam se sentir confortáveis ao usar as empilhadeiras, isso pode levar à negligência. Acidentes com empilhadeiras podem ser extremamente perigosos, pois, em 2015, 36% dos quase 100.000 acidentes com empilhadeiras culminaram em ferimentos graves ou morte.

Isso está intimamente associado a outra causa comum, ou seja, as docas de carga, a área de um armazém onde as mercadorias são carregadas e descarregadas dos veículos. As docas podem ser quase zonas de guerra para os operadores de armazéns, pois os equipamentos aqui operados, como empilhadeiras, se movem extremamente rápido e geralmente não há rede de segurança para proteger as movimentações e quedas. Como tal, existem muitos casos em que os trabalhadores ficam presos ou esmagados entre uma empilhadeira e uma doca de carregamento. A OSHA relata que 25% de todos os acidentes industriais ocorrem nas docas de carregamento.

O levantamento e manuseio incorretos, incluindo separação de pedidos e manuseio de paletes em armazéns gera riscos ergonômicos e, portanto, muitos acidentes. A falha em seguir os procedimentos adequados pode causar problemas musculoesqueléticos e esse risco é mais elevado por causa de cargas pesadas, posições inadequadas, movimentos repetitivos e esforço excessivo. Estima-se que as dores nas costas e nos ombros respondam por aproximadamente 40 a 50 por cento de todas as reclamações apresentadas pelos trabalhadores dos armazéns.

O armazenamento inadequado de materiais também pode resultar em escorregões não intencionais e riscos de tropeços para os funcionários dos armazéns. Por exemplo, quando as cargas são posicionadas de forma irregular, elas poderão cair e potencialmente ferir um trabalhador que estiver próximo. O risco de queda de objetos aumenta ainda mais quando a carga for armazenada em prateleiras e plataformas mais altas.

Invista em segurança para garantir a produtividade

Devido ao tempo insuficiente, recursos inadequados, descuido ou até mesmo uma oportunidade de economizar e reduzir custos, a segurança dos armazéns é frequentemente negligenciada e desconsiderada. Além disso, como o setor de armazenagem enfrenta uma grande escassez de mão de obra, os funcionários dos armazéns costumam estar sobrecarregados e cansados. Isso não apenas expõe diretamente esses trabalhadores a sérios riscos de lesões e até mesmo fatalidades, como também poderia ter efeitos adversos sobre o nível de satisfação e o moral dos funcionários. Os níveis de produtividade no longo prazo e as operações suaves também podem ser interrompidos quando ocorrerem acidentes e isso aumenta o absenteísmo associado a lesões. No geral, despesas adicionais podem ser incorridas pelo empregador para cobrir as contas de tratamento médico dos funcionários, contratar mão de obra temporária, ou até mesmo para reparar equipamentos e propriedades danificados. Dessa forma, priorizar a segurança dos armazéns é absolutamente necessário para manter um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo.

Robôs Geek+ operando dentro de barreiras para garantir a segurança do armazém

O papel da automação na manutenção da segurança dos armazéns

Os gerentes dos armazéns podem proteger a segurança de seus funcionários por meio de medidas preventivas, como treinamento ergonômico adequado e cumprimento dos regulamentos de saúde e segurança delineados por autoridades como a OSHA. Entretanto, a educação e a conformidade regulatória podem reduzir os riscos apenas até certo ponto. Os armazéns devem se esforçar para eliminar completamente as ameaças injustificadas e a solução para isso é simples – é a automação.

Um armazém automatizado pode operar de forma eficiente com o mínimo de trabalho manual. Por exemplo, um robô de separação automatizado pode auxiliar na separação de pedidos e manuseio de paletes, eliminando assim os riscos do levantamento e manuseio aos quais os funcionários do armazém estavam expostos anteriormente. Em vez de se envolver em atividades precárias e trabalhosas, os funcionários dos armazéns agora podem trabalhar em um ambiente mais seguro, e concentrar seus esforços na estratégia das operações para maximizar a produtividade geral.

Um funcionário de um armazém pega os itens separados fora da área dos robôs

A Geek+, representada com exclusividade no Brasil pela GTP Automation, oferece uma série de soluções automatizadas e não tripuladas, como robôs de coleta, movimentação e classificação, que são altamente flexíveis e podem ser implantadas rapidamente de acordo com as necessidades de cada armazém. Ao lado dessas soluções, está a empilhadeira inteligente da Geek+, que é totalmente automatizada e, portanto, capaz de navegar com segurança e de forma independente sem intervenção humana. Sem dúvida, isso seria extremamente benéfico na criação de um espaço de trabalho seguro para todos os funcionários dos armazéns, garantindo que os objetivos operacionais sejam cumpridos. Quer saber mais? Entre em contato conosco: +55 11 3721-6560 / vendas@gtpautomation.com

Fonte: Geek+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *