Você sabia que a taxa média de erro de separação (picking) da indústria é de 1% a 3%, o que se traduz em uma redução de 11% a 13% da lucratividade geral de uma empresa? O preço dos erros de separação é alto, considerando a redução na satisfação do cliente, queda nas vendas, custo de facilitar devoluções e custos adicionais de mão de obra de armazém associados à retificação do erro. Na verdade, os erros de separação podem causar uma redução significativa nos resultados financeiros de sua empresa.
O que as empresas poderão fazer para transformar a precisão da separação? Neste artigo, examinamos quatro abordagens que as empresas poderão adotar para minimizar os erros de separação em seu armazém.
1) Rotulagem e identificação eficazes
Isso pode parecer intuitivo, mas muitos subestimam a eficácia da integração de uma etapa de etiquetagem em seus processos de separação existentes, para aumentar a precisão do estoque e a separação de pedidos. Por exemplo, as peças poderão ser etiquetadas com o número da peça, número do lote e número de série para reduzir a probabilidade de separadores escolherem os itens errados. Além disso, para garantir que a peça certa seja enviada para a pessoa certa, considere embalar e etiquetar as peças para rastrear o estoque ao longo de seu ciclo de vida, o que poderá ajudar a processar devoluções de maneira mais rápida e fácil.
Além de etiquetar os produtos, ter racks etiquetados no armazém também ajuda a eliminar erros que frequentemente ocorrem por meio do controle e registro manual do estoque. Essas etiquetas também melhoram a eficiência e a produtividade dos funcionários, pois podem localizar facilmente os itens e prateleiras certos para preparar remessas e projetos de reabastecimento.
2) Otimizar o layout do armazém
O layout de uma instalação desempenha um grande papel no aumento da precisão e produtividade das atividades do armazém. Uma vez que o processo de separação requer velocidade e coordenação, é altamente benéfico saber onde estão todos os itens necessários para que o maior número de pedidos possa ser atendido no menor tempo possível.
Ao projetar o layout do armazém, certifique-se de que os caminhos sejam simplificados, com fluxos de trabalho cuidadosamente planejados para uma boa acessibilidade às mercadorias. As prateleiras do armazém deverão ser organizadas para garantir que os itens possam ser retirados facilmente, sem problemas de segurança. Uma avaliação e auditoria completas do espaço do armazém garantem uma base sólida para uma separação eficiente e precisa.
3) Programar verificações regulares do inventário
É extremamente importante realizar verificações regulares de estoque, porque itens perdidos no armazém são uma das principais causas de erros de separação. Por exemplo, erros cometidos durante as atividades de reabastecimento ou armazenamento podem fazer com que itens sejam armazenados nas caixas ou prateleiras erradas, o que afetará a precisão da separação no futuro.
As verificações de estoque também são úteis para ajudar as empresas a verificar a exatidão do estoque que é mantido no nível administrativo, em comparação com o estoque físico, que está presente no armazém. Essas etapas são extremamente úteis para identificar e mitigar áreas problemáticas no estoque, para evitar a ocorrência de erros de separação.
4) Adotar tecnologias adequadas
Embora os três métodos anteriormente sugeridos percorram um longo caminho para reduzir os erros de separação, a solução mais eficaz, quando se tratar de reduzir os erros de separação do armazém é, sem dúvida, a adoção de tecnologias como a automação do armazém. Os métodos automatizados de coleta de pedidos são essenciais para eliminar os processos de trabalho intensivo e a ocorrência inevitável de erros humanos.
Por exemplo, a solução da Geek+ produtos-para-pessoas usa robôs da série P para mover as prateleiras e pallets de estoque para a estação de separação, eliminando completamente a caminhada redundante dos responsáveis pela separação, melhorando a precisão e reduzindo a intensidade do trabalho. Em comparação com a separação manual, a eficiência da separação é melhorada de 2 a 3 vezes, sendo alcançada uma precisão de 99,997%.
Com o uso de tecnologia de automação como robôs de separação Geek+, as empresas poderão ter a garantia de que os erros de separação serão eliminados em sua maior parte. Clique aqui para confira a linha completa de robôs de separação da Geek+.
Não deixe que os erros de coleta aumentem os custos do seu negócio e afetem negativamente a satisfação dos clientes. Com as medidas certas definidas no armazém e os investimentos certos em tecnologia, os erros de separação poderão se tornar uma coisa do passado. A GTP Automation, representante exclusiva das soluções da Geek+ no Brasil, está ajudando centenas de empresas, em uma ampla gama de setores, a transformar a precisão e a eficiência de sua separação. Entre em contato conosco hoje mesmo!
Fonte: Geek+