Em nosso artigo anterior (reveja aqui), exploramos soluções automatizadas como ASR (Autonomous Security Robots) e PopPick e como elas poderão ser introduzidas nas instalações dos armazéns para otimizar o espaço, aumentar a produtividade, melhorar a precisão da coleta, aumentar o controle de estoque e melhorar a ergonomia dos trabalhadores.
Neste artigo, detalharemos cenários de armazenamento específicos e examinaremos as melhores tecnologias robóticas que as empresas devem selecionar para cada cenário.
Armazenamento de paletes
O armazenamento de paletes é um cenário de armazenamento extremamente comum em armazéns. É uma escolha de armazenamento popular, pois permite a utilização máxima do espaço, aumentando o espaço vertical que uma empresa poderá usar no armazém.
Tradicionalmente, empilhadeiras ou ASRS (Automatic Storage and Retrieval Systems, ou, em português, sistemas automatizados de armazenamento e recuperação) são usados para levantar e transportar paletes. No entanto, a segurança das empilhadeiras ganhou destaque nos últimos anos, com um número crescente de acidentes relatados relacionados ao uso de empilhadeiras em armazéns. Somente nos Estados Unidos, ocorrem 61.800 acidentes com empilhadeiras por ano, com 34.900 desses acidentes resultando em ferimentos graves. A má manutenção de empilhadeiras, obstruções no solo e pontos cegos são apenas algumas das condições que podem representar riscos à segurança. Além da segurança de sua equipe, a segurança de mercadorias também poderá ser comprometida. Em um armazém movimentado, as empilhadeiras podem derrubar paletes, colidir com elas ou perfurar parte da placa com o garfo.
Adote a Indústria 4.0 – Siemens Switchgear
Diante desses riscos, outras tecnologias foram inovadas para oferecer uma alternativa mais segura. Uma dessas tecnologias são as soluções de separação automatizadas. As soluções Goods-to-Person da Geek+, representada no Brasil com exclusividade pela GTP Automation, usam robôs de separação AMR (Autonomous Mobile Robots) da série P para mover paletes para a estação de separação, melhorando a precisão e a segurança das operações. Uma dessas implantações bem-sucedidas de AMRs está na fábrica da Siemens Switchgear em Xangai. Ao implementar um sistema totalmente automatizado e flexível, combinando quatro soluções de robótica orientadas por IA, o fabricante líder mundial aproveitou a inovação da Indústria 4.0 para melhorar seu serviço aos clientes.
Evolução do Shuttle de 4 Vias
Uma segunda tecnologia é o sistema de transporte de 4 vias. Em 2021, a Geek+ lançou a paletização Smart Mixed Case, uma solução que combina AMRs da Geek+ e algoritmo de paletização inteligente da WSR Solutions para ajudar os operadores de armazéns a lidar sistematicamente com o processamento de vários pedidos de saída de maneira eficiente, segura e flexível. Os paletes são armazenados de forma eficiente em estantes de alta densidade e movidos de forma flexível por carros de quatro vias e elevados verticalmente por elevadores.
Armazenamento de caixas
O armazenamento de caixas é outro cenário comumente visto em armazéns. Empresas que lidam com pequenos produtos e caixas tendem a implementar o armazenamento de papelão para picking. Tradicionalmente, os selecionadores de armazém usam escadas para alcançar e abrir manualmente as caixas, ou se curvam para alcançar as caixas nas camadas inferiores – aumentando muito o risco de lesões, inclusive de ferimentos.
Em 2018, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, no setor de armazenamento, o custo de contas médicas, danos a equipamentos, perda de tempo de produção e treinamento para substituição de pessoal totalizou impressionantes 84,04 milhões de dólares por semana. Além de ser responsável pelo bem-estar físico de seus funcionários, o custo financeiro dos riscos de segurança dos armazéns deve dar às empresas o impulso para agir.
Materiais de escritório de uso pessoal – Comix
Para facilitar o armazenamento e manuseio seguro das caixas, as empresas podem considerar as soluções RoboShuttle da Geek+. Em 2021, para enfrentar os desafios do armazém da empresa de materiais de escritório Comix, a Geek+ implantou uma solução robótica de alta densidade, RS+P40, que combina um sistema de transporte de quatro vias nos 10.000 m2 do armazém da Comix.
Com a ajuda de um algoritmo de IA, o sistema de contagem inteligente ajusta automaticamente a distribuição de estoque, o que melhora muito a eficiência de saída dos pedidos do armazém da Comix. Além disso, o robô P40 pode ser elevado automaticamente para uma altura de coleta confortável para o operador, o que melhora a eficiência de coleta e reduz o risco de lesões para os trabalhadores.
Certificação CE
A Geek+ garante a qualidade e segurança de seus produtos por meio de inspeções regulares por órgãos de certificação globais confiáveis. Em 2020, o sistema de segurança de picking da Geek+ foi o primeiro sistema de segurança de picking do mundo a obter a certificação CE pelo organismo de certificação global TÜV Rheinland. Ele testa vários aspectos, desde o uso do espaço e controle do robô até o sistema de despacho e um sistema de ligação de controle de incêndio.
A TÜV Rheinland também declarou que a interação homem-máquina do RoboShuttle C200M é segura e eficiente com os funcionários posicionados nas estações de trabalho e o robô navegando na área de armazenamento, trazendo caixas de mercadorias selecionadas para o funcionário. Para garantir ainda mais a interação homem-máquina confiável, o robô possui um sistema de controle eletrônico que inclui sensores. Em relação ao software, o robô pode realizar várias funções, como parada de emergência, desaceleração local e ligação de incêndio sob o controle do sistema de despacho de segurança, minimizando possíveis riscos à segurança.
Armazenamento de SKUs soltos
Outro tipo de escolha de armazenamento no setor é o armazenamento de SKUs soltos. No entanto, a seleção de peças tradicionalmente traz seu próprio conjunto de vulnerabilidades:
- O estoque de manuseio duplo pode custar 9% da folha de pagamento
Seja em nível de palete, caixa ou pedido, o estoque de manuseio duplo retardará seu processo e adicionará um gargalo à operação. A McKinsey relatou que esse tipo de melhoria de processo pode valer uma oportunidade de economia de 4-9%. Além disso, é provável que toda vez que você manusear um produto, você introduzirá um potencial de erro e o próximo tipo de desperdício do processo.
- Metade da folha de pagamento de colaboradores de picking está na movimentação
Especialmente quando se movimenta sozinho (sem carga), esta movimentação dos colaboradores custará tempo e dinheiro. Existem muitas causas básicas para o excesso de movimentações – e todas elas se somam. Muitas vezes, resultam de processos excessivos e independentes que devem ser combinados e simplificados. Caminhar pode representar 50% do tempo de seus selecionadores – portanto, há um grande custo de mão de obra envolvido e uma grande oportunidade.
- O tempo é gasto excessivamente em checagens
As checagens são ótimas quando encontram erros. Mas cada checagem que encontra itens conforme o esperado é, na verdade, um desperdício. A McKinsey informou que 33% do tempo é gasto em checagens adicionais. A habilidade, portanto, está em saber onde estão os erros.
- Outro assassino de eficiência escondido: a espera
Essa é outra maneira crítica de perder tempo e criar gargalos nas operações. Esteja você aguardando o processamento dos sistemas, devido ao congestionamento e tráfego no armazém, atrasos devido a paradas e manutenção, ou aguardando a disponibilidade do equipamento, essas lentidões impedem que seu armazém opere de forma eficaz e atenda seus clientes da melhor maneira possível.
Otimizador de Produtividade de Armazém – PopPick
Uma solução para armazenamento de SKUs soltos é a mais recente inovação da Geek+, o PopPick. O PopPick é uma solução de automação robótica de ponta, melhor descrita como o futuro do Goods-to-Person, resolvendo problemas de eficiência e espaço e revolucionando a estação de picking.
Esta solução pode lidar eficazmente com itens de vários tamanhos, com diferentes tipos de unidades de armazenamento, como sacolas e caixas de papelão. Até 12 colunas de contêineres são armazenados densamente em uma área de estoque usando paletes ou estantes móveis de 3,7 metros de altura, para obter uma densidade de armazenamento de mais 50%, em comparação com o sistema original Goods-to-Person.
Uma prateleira é otimizada para armazenar e transportar até 60 unidades de armazenamento, permitindo a eficiência de transporte 4 vezes maior. Ao otimizar o número de robôs e maximizar a capacidade de processamento e a utilização do espaço (a densidade de armazenamento poderá ser melhorada em 4 vezes), o PopPick pode reduzir os custos em 50%. Além dos ganhos de produtividade nos negócios, o PopPick também prioriza a ergonomia dos trabalhadores para garantir a segurança no local de trabalho e salvaguardar o bem-estar dos funcionários.
Robôs da série P
Outra solução para lidar com armazenamento de SKUs soltos são os robôs da série P da Geek+. No caso do varejista global de artigos esportivos Decathlon, a Geek+ implantou um programa de coleta e inventário de mercadorias para pessoas baseado na tecnologia RFID para o armazém da Decathlon em Kunshan.
Os robôs de coleta da série P da Geek+ ajudaram a Decathlon a obter grandes melhorias sob a forma de um aumento de 50% da utilização do espaço, um aumento de 300% da eficiência de picking e um aumento da capacidade de expedição para 40.000 peças/dia.
Conforme examinamos, diferentes cenários de armazenamento exigem soluções de automação personalizadas. Independentemente da forma como o seu armazém opera, a GTP Automation, através das soluções da Geek+ e outras, está empenhada em trabalhar com você para alcançar os melhores resultados possíveis através das nossas soluções robóticas premiadas.
Entre em contato com nossos consultores hoje mesmo e vamos iniciar juntos a sua jornada de automação!
Fonte: Geek+