A velocidade de atendimento de pedidos progrediu para se tornar um fator de crescimento vital para as empresas, especialmente com a expansão das demandas dos consumidores por entrega no mesmo dia ou no dia seguinte. O cross-docking é uma estratégia de gerenciamento da cadeia de suprimentos que pode ser implementada para ajudar as organizações a alcançar uma vantagem competitiva. Neste artigo, procuramos mostrar como o cross-docking pode transformar a eficiência do manuseio de materiais, quando implementado de forma adequada e nas condições certas.
O que é uma aolução cross-docking?
De um modo geral, cross-docking é um procedimento de logística que envolve a entrega de produtos de um fornecedor ou fábrica diretamente aos clientes, com manuseio ou armazenamento de materiais intermediário marginal ou nenhum. Uma vez que este processo é alcançado pelo processamento imediato e conversão de entregas de entrada em remessas de saída, um centro de distribuição acaba funcionando mais como um centro de triagem do que como um armazem.
Tipos de soluções cross-docking
Há três métodos principais usados no cross-docking.
1) Cross-docking contínuo
A primeira e mais direta aplicação é o cross-docking contínuo, em que produtos e materiais são movidos continuamente através de um local central, diretamente das remessas de entrada para a saída. O processo, também conhecido como cross-docking oportunista, é usado para atender rapidamente aos pedidos de vendas dos clientes e é principalmente incessante, exceto pelos tempos de espera ocasionais incorridos quando os caminhões chegam em horários diferentes.
2) Arranjo de consolidação
Outro método é o acordo de consolidação, que se refere ao processo de fusão de vários produtos menores ou cargas de frete em uma carga maior na instalação de cross-docking. Certos itens mantidos no armazenamento mínimo do local também podem ser combinados com as mercadorias de entrada para formar remessas de caminhão completo para transporte e ganhar economias de escala. Isso também se aplica a distribuidores para compilar produtos de diferentes fornecedores em uma remessa antes da entrega aos clientes.
3) Desconsolidação
A prática final é a desconsolidação, onde uma grande carga é dividida em várias outras menores para um transporte mais conveniente. Isso geralmente é utilizado em remessas de varejo e direto ao consumidor, onde o recebimento de produtos de vários fornecedores é classificado em caminhões de saída para serem despachados para uma série de destinos, como lojas físicas.
Cross-docking vs armazenagem
Embora o sistema de armazenamento tradicional exija que um distribuidor tenha estoques disponíveis para cumprir as remessas aos clientes, um sistema de cross-docking enfatiza a entrega Just-In-Time (JIT), onde os produtos são descarregados diretamente da entrada para a saída com pouco ou nenhum armazenamento intermediário de longo prazo.
Vantagens de usar cross-docking
Redução no espaço de armazenamento
De acordo com a Warehousing and Fulfillment, as empresas gastam em média US$ 6,53 por metro quadrado de espaço em depósito. Ao reduzir a necessidade espacial de armazenamento e tamanho do depósito, o cross-docking pode não apenas aliviar os custos de armazenamento de longo prazo, mas também aumentar a economia em termos de equipamentos e utilidades, diminuindo também a emissão de carbono.
Redução nos custos de mão de obra e estoque
A eliminação do estoque de longo prazo e a redução da movimentação de mercadorias ao redor da instalação montada para o cross-docking, reduz significativamente a quantidade de mão de obra necessária para o gerenciamento de estoque e manuseio de materiais. A economia resultante pode ser repassada aos clientes ou canalizada para outros projetos de melhoria de processos.
Aumento na satisfação dos clientes
Uma vez que o ponto central do cross-docking está na conversão imediata de remessas de entrada em remessas de saída, o tempo necessário para entregar as mercadorias aos clientes é tremendamente abreviado. Além disso, durante a espera dos produtos, por exemplo, enquanto eles aguardam temporariamente na doca para processamento dos pedidos antes do envio, os funcionários podem inspecionar facilmente os produtos em busca de danos. Além disso, com a erradicação do manuseio de materiais, o risco resultante de danos ao produto também é mínimo. No geral, por meio da aceleração da entrega e da ampliação da qualidade do produto, o cross-docking pode melhorar os níveis de serviço e levar a satisfação dos clientes a novos patamares.
Riscos potenciais do uso de cross-docking
Tempo gasto e risco de interrupção do estoque
O cross-docking pode ser uma solução perfeita se planejado, programado e executado de maneira adequada. Caso contrário, o processo pode ser extremamente tedioso. Além disso, como os produtos não são armazenados de forma prescrita durante o cross-docking, há um risco maior relacionado à perda de controle de estoque. Consequentemente, para implementar o cross-docking de forma eficaz, os gerentes de armazém e cadeia de suprimentos devem implementar processos robustos de controle de estoque e garantir o treinamento adequado dos funcionários do armazém.
Investimento de capital
Para implementar com eficácia uma operação de cross-docking, é indispensável um investimento inicial significativo. Embora uma empresa obtenha economia de custos no longo prazo, ela deve estar preparada para desembolsar uma quantia notável para configurar terminais de cross-docking.
A confiança do fornecedor é necessária
O cross-docking se baseia na filosofia JIT para fabricação e remessa. Se os fornecedores falham rotineiramente em enviar os produtos ou quantidades corretas, a capacidade de atendimento do pedido de uma empresa pode ser gravemente prejudicada. Isso não apenas corroeria a confiança do cliente, mas também teria graves ramificações na produtividade operacional e na lucratividade do negócio.
Quais empresas são adequadas para cross-docking?
O cross-docking traz inúmeros benefícios, mas é realmente caro para implementar. Como você pode determinar se essa estratégia é ideal para o seu negócio? Recomendamos que você avalie a sua viabilidade com base em seu setor, já que alguns setores colhem vantagens mais rapidamente do cross-docking do que outros. Se os imperativos da sua indústria estão relacionados à manufatura JIT (por exemplo, a indústria automotiva), alto volume de produtos de movimentação rápida (por exemplo, as indústrias de bens de consumo / Foodservice) ou estoque de manutenção alto (por exemplo, a indústria química), o cross-docking pode ser uma boa opção.
Quer você seja um operador logístico que busca expandir seus serviços ou um negócio que está tentando otimizar as operações da cadeia de suprimentos, o sucesso do cross-docking pode depender da capacidade de integrar tecnologias que podem permitir operações de cross-docking rápidas, precisas e colaborativas. A Geek+, representada com exclusividade no Brasil pela GTP Automation, fornece soluções de logística inteligentes aplicáveis a uma ampla gama de cenários da cadeia de abastecimento. Para mais informações, fale conosco, clicando aqui.
Fonte: Geek+